O equipamento consite numa caixa pequena que gera pulsos magnéticos de baixas frequências e que está ligada a um circuito de 220V. Estes pulsos magnéticos desarranjam a estrutura da molécula da água, o ângulo entre os átomos de hidrogénio e oxigénio muda, o que modifica a bipolaridade da molécula de água e, assim, a água é atraída pela carga negativa da Terra. Após 12 a 18 meses, as paredes e os alicerces estão secos e, enquanto continuar em funcionamento, o aparelho irá prevenir que a humidade comece a alastrar novamente.
A capilaridade, bem como outros processos naturais, causam a subida de água na alvenaria até uma altura considerável. Juntamente com a água, sal e poluentes atravessam também as paredes. Para tal, temos o sistema Drymat® - uma solução extremamente eficaz para combater problemas de humidade e salitre. Clientes satisfeitos: Geoffrey Fletcher (Cascais), Tim Butt (Vila Nova de Cacela - Tavira), Nico and Sjoukje Ruis (Alcantarilha), Anthony and Patricia Clifford (Gorjoes, Loule), Mr. Taugh and Mrs. Lindberg (Sao Bras de Aportel), Aurelio Vasconcelos de Almeida (Lagos).
O Museu Hermitage de São Petersburgo
Os testes com Drymat começaram em Outubro de 2005 e acabaram em Março de 2006. Registos de ensaios mostraram que o grau de humidade das paredes tinha sido reduzida até um terço!